top of page

Top 10 dos video-clips de Heavy Metal mais ridiculamente estúpidos dos 80 considerado por Louder

  • Writer: MGMEIA News
    MGMEIA News
  • Jul 19, 2021
  • 4 min read

Na passada semana a Louder publicou na sua revista o top dos 10 piores videos feitos por bandas de Heavy Metal nos anos 80



Com o aparecimento da Mtv, em 1981, poucos eram os que acreditavam que o monstro Mtv seria e teria uma grande influência na maneira de se criar um vídeo-clip e ou mesmo quem seria o lunático que iria passar todo o seu tempo a ver vídeos na televisão.


Embora a Mtv tenha nascido em 1977 só em 1981 depois da separação entre a Viacom CBS Media Networks e a Viacom CBS, tornou-se colossal na indústria televisiva. O público-alvo seriam os adolescentes e jovens adultos, onde passariam vídeo-clips, embora não muito longe do início, abririam portas a realities show’s, comédias e dramas, apresentados na altura por famosos que seriam conhecidos como os “vídeo jóqueis”, nome emprestado e alterado dos famosos “disco jóqueis” ou ainda hoje conhecidos por DJ’s, embora o trabalho de um e de outro seja bastante diferente, mas isso será notícia para outras núpcias.


Mas em 1997 aparece a Sol Música, produzida pela empresa Espanhola “Chello Multicanal”, As suas emissões iniciaram-se nesse ano. Inicialmente com distribuição simultânea para Portugal e Espanha, esta viria sofrer uma transformação. A “Sol Música Portugal” e a “Sol Música España”.



NÓMADAS Sponsor of MGMEIA Website - BE RADICAL FOR A DAY

Uma das características da “Sol Música Portugal” e da “Sol Música España”, não careciam de apresentadores. Aqui ao contrário da Mtv a “Sol Música”, em Portugal e Espanha estavam mais vocacionados para outros géneros musicais, postos um pouco de lado pela concorrência. Existindo assim na sua grelha a Sol Rock, Sol Indie, Sol Techno e Sol Latino. Embora cada “Sol Música” de ambos os países da Península Ibérica, tivessem preferência em promover a música de cada país irmão. Talvez tenha passado despercebido ao público comum, houve uma altura em que cada canal apresentava 55% da música do país irmão.


Embora a “Sol Música Portugal” apresentasse uma grande componente ligada á música Portuguesa, como Lúcia Mopniz, Da Weasel, GNR, Ramp, Moonspell ou mesmo Madre de Deus, não surtiu o efeito desejado pelo grupo detentor do canal, levanto ao fecho da “Sol Música Portugal”, depois de um estudo ao longo dos últimos meses devido a várias razões que justificavam a mesma, o não serem produzidos conteúdos suficientes e o limitado apoio à música Portuguesa e o interesse dos jovens Portugueses por bandas internacionais. Embora a sua congénere Espanhola alargara horizontes a seu irmão Lusitano ficaria encerrado definitivamente em 2005.

“A Sol Música España” ou “Sol Música” obtém uma grelha muito similar à Mtv.


Efeito - Causa dos Video-clips

Mas qual a razão de referenciarmos a Mtv e a Sol Música?


Antigamente os vídeos clips eram trabalhados com um formato muito igual e sempre da mesma maneira, mesmo na maneira de se vestirem, o formato tinha que obedecer àquele padrão e dali não poderia fugir, e normalmente eram gravados dos programas de televisão que mais tarde repetiriam, consoante a demanda do público resultante das vendas nacionais, ou regionais de um disco.


Com o aparecimento da Mtv, e mais tarde a Sol Música, este formato padrão cai, dando origem a novas ideias e abrindo o apetite dos telespectadores. Depressa as Produtoras Discográficas se aperceberam do efeito-causa entre o do vídeo e a venda discográfica, fazendo assim a promoção do Vídeo para que depois pudesse obter lucros com a venda.

Mas o que poderia mudar, ou o que se poderia fazer nesse campo. Como atrair o público a comprar com um vídeo? Passá-lo várias vezes ao dia?


A solução foi muito simples, vídeos artísticos, com uma componente sólida no qual atraíra a atenção das pessoas, não estamos a falar da maneira como se promocionou a Sabina ou a Samantha Fox, esta maneira de ver e pensar abriu o campo para empresas que se especializaram neste tipo de formato.

Mas nunca se pensaria que também poderia criar conceitos de vida e de vestir. Os jovens depressa quiseram imitar os seus ídolos acabando por abrir portas a outras indústrias que não eram contempladas. Desde o Pop, Rap, Hip Hop e até mesmo no Heavy Metal, a moda também lucrou com esta indústria com várias empresas de renome internacional a quererem investir a sua cota parte, assim como as de início de carreira que viram aqui uma oportunidade de crescerem.



ANTHRAX 1988 1988 FASHION Actual FASHION




KISS 1980 FASHION 2020



As grandes Produtoras Discográficas elaboraram e elaboram vídeos, com uma capacidade artística espectacular. Neste campo e de uma maneira muito pessoal o Heavy Metal ganha em todas as categorias, embora como já sabemos, não pertencendo a uma indústria popular, acabam por perder muitos méritos. Podemos comparar que o Heavy Metal está para a indústria da Musica Awards como Steven Spielberg para Hollywood.


Mas como é óbvio houve e há vídeos que mais valiam não terem sido feitos. Nesse contexto a Louder elaborou um Top 10 dos vídeos mais estúpidos e ridículos de Heavy Metal nos anos 80:



Thor 1983 Photo Credit for the Author mgmeia
Thor – Anger 1983 - (Photo research on Google all credits for the Author)


Candlemass 1986 Photo Credit for the Author mgmeia
Candlemass: Bewitched 1986 - (Photo research on Google all credits for the Author)


Queensryche 1985 Photo Credit for the Author mgmeia
Queensryche - Queen Of The Reich 1985 - (Photo research on Google all credits for the Author)

Savatage 1987 Photo Credit for the Author mgmeia
Savatage - Hall Of The Moutain King 1987 - (Photo research on Google all credits for the Author)


Yngwie Malmsteen Photo research on Google all credits for the Author mgmeia
Yngwie J Mamsteen: I'll See the Light Tonigh 1985 - (Photo research on Google all credits for the Author)

nitro (Photo research on Google all credits for the Author) mgmeia
Nitro - Freight Train 1989 - (Photo research on Google all credits for the Author)


Krokus (Photo research on Google all credits for the Author) mgmeia
Krokus - Screaming In The Night 1983 - (Photo research on Google all credits for the Author)

Judas Priest 1981 (Photo research on Google all credits for the Author) mgmeia
Judas Priest - Hot Rocking 1981 - (Photo research on Google all credits for the Author)


Samson 1980 (Photo research on Google all credits for the Author) mgmeia
Samson - Biceps Of Steel 1980 - (Photo research on Google all credits for the Author)

Virgin Steele – Perfect Mansions (Mountains Of The Sun) (1988)

(Photo research on Google all credits for the Author)













 
 
 
bottom of page