top of page

Pagan Metal Legends BORNHOLM farão o Lançamento do Novo Álbum, Apotheosis, em 5 de Novembro de 2021

Revelar o Novo Vídeo Sinistro "I Am War God"



Bornholm mgmeia Krisztina Máté
"Bornholm photo credit: Krisztina Máté"

Não se deixem enganar, mas 20 anos de experiência e cinco álbuns de estúdio nas suas mãos, fizeram deste Black Pagan Metal húngaro uma banda dos diabos. Estamos a falar de Bornholm, uma banda muito conhecida que está pronta para o álbum de estreia com a Napalm Records. "Apotheosis", será o quinto álbum de estúdio e será lançado a 5 de Novembro de 2021.


Desde que entrou em cena em 2000, Bornholm tem sido uma força imparável nos reinos do Black Metal pagão, viajando com nomes familiares como Ex Deo, Varg, Arkona e muitos mais. Com a sua próxima oferta, "Apotheosis", a unidade está pronta para levar a sua carreira a outro nível e preparar o palco com o sinistro primeiro single "I Am War God". Misturando elementos significativos de black metal, gritos impiedosos e sotaques pagãos heróicos, a banda mostra absolutamente a sua variedade e progressão sónica.


Bornholm sobre "Eu Sou Deus da Guerra":

"A canção é sobre o antigo instinto de guerra e destruição da espécie humana, como um cinzel na mão do escultor que forma o mundo quando o tempo chega de século em século. Vivemos tempos difíceis e históricos e vai ser mais difícil do que alguma vez poderíamos imaginar. As rodas estão a girar por potências gigantes e antigas e é disto que se trata a letra. A vontade é a única coisa que realmente cria, que faz avançar os acontecimentos... a vontade contra a vontade".


Comentários Sahsnot (Guitarra/Vocais):


"O vídeo foi filmado entre as majestosas florestas e ruínas centenárias da Suécia, em duas partes. No início, as cenas com os membros da banda, e após alguns dias, os actores e o enredo. Este é o nosso primeiro vídeo que foi feito por um realizador profissional, Johan Baath, que trabalhou com Watain anteriormente, por exemplo".

O fato de metal húngaro BORNHOLM funde o preto atmosférico e o metal pagão numa esfera de obscuridade!


A apoteose não só mostra o desenvolvimento da sonoridade de BORNHOLM, mas também remonta às origens da história da banda e às influências pesadas, muitas vezes quase terríveis, misturadas com o indispensável sabor atmosférico escuro e cru. Seguida de sons sacros sinistros de proporções históricas e de um canto hipnotizante e incansável, a faixa introdutória "I Divine" anuncia a escuridão do passeio para lado nenhum. É exactamente no intervalo entre o pagão e o black metal que o som encontra a sua casa, com faixas como "Spiritual Warfare" e "Black Shining Cloaks" - esta última com um magnífico solo de guitarra de Mike Wead (Mercyful Fate/King Diamond) - incluindo a sua introdução diabólica e atmosférica, "The Key to the Shaft of the Abyss", representativa da melancolia e dos extremos da banda. Juntamente com os empréstimos quase melódicos e as inserções de guitarra acústica em combinação com a crueza pura de "To the Fallen", o disco destaca a variedade e a progressão sónica da banda. A faixa título "Apotheosis" é uma homenagem lenta e uivante que mistura vozes agressivas, gritantes e anedotas melodiosamente escuras. O álbum mais próximo "Enthronement" fecha o parêntese metafórico e musical e proporciona à peça de 52 minutos uma conclusão reverente e instrumental.


torto mgmeia
The Best "Bifanas" in U.K. - London & Scunthorpe

Bornholm acrescentou:


"Então o dia chegou, e o novo álbum está a chegar! O seu título é Apotheosis, que é uma palavra de origem grega que significa deificação, divinização e glorificação de um humano a um nível divino. Contém 11 faixas e aprofunda mais do que nunca o nosso mundo musical e a nossa alma. Tivemos de lidar com muitas dificuldades tanto no estúdio como na nossa vida privada durante a realização, mas de alguma forma algo estava sempre a guardar o nascimento do disco. Nada parou, nem mesmo por um único momento, independentemente do que acontecesse. Foi uma grande experiência passar por esta convulsão enquanto o mundo se movia noutra direcção. Não nos faltava nada; o destino estava connosco - por isso o nascimento do disco foi uma espécie de experiência mágica. Passo a passo, tudo estava no lugar no tempo e, sem tolerar o mundo exterior, construímos outro para nós próprios".


Na "Apotheosis", a banda construiu um conceito de som fluido e epocal que mistura linhas explosivas de guitarra/baixo com bateria rápida, temperada com elementos corais e levando a uma pesada mistura, que BORNHOLM executa com sucesso em todos os tipos de variações da faixa 1 a 11.


A gravação e mistura tiveram lugar no Estúdio de Gravação SuperSize na Hungria com a contribuição de Viktor Scheer, com masterização completada por Maor Appelbaum, que trabalhou com bandas como Dream Theater, Annihilator, Mayhem, Abbath e muitas outras.



Apotheosis track listing:


1. I Divine

2. My Evangelium

3. Sky Serpents

4. The Key to the Shaft of the Abyss

5. Black Shining Cloaks

6. Spiritual Warfare

7. Darkened Grove

8. To the Fallen

9. I am War God

10.Apotheosis

11.Enthronement





1 view0 comments
bottom of page