Joey Jordison e Dusty Hill, deixam o Mundo do Heavy Metal mais pobre, até sempre
- MGMEIA News

- Aug 4, 2021
- 3 min read

Em dois dias o mundo do Heavy Metal sofreu duas más notícias quase de seguida. No dia 26 Joye Jordison, ex-baterista e um dos fundadores de Slipknot, com 46 anos, e logo a seguir no dia 28, o baixista dos ZZ Top Dusty Hill aos 72, deixando assim o mundo do Metal mais pobre com a perda destes dois grandes Senhores.
Joye Jordison, foi um dos fundadores da formação Norte America, Slipknot, participando desde 1999 até 2014.
Em Dezembro de 2013, Joye recebeu um email, em era despedido da banda, e confessou para a Metal Hammer em 2016, que coincidia com o aparecimento do seu problemas de saúde, MIELITE TRANSVERSA, fazendo perder as suas pernas, ficando elas paralisadas.
"I couldn't play anymore. It was a form of multiple sclerosis, which I don't wish on my worst enemy.”
(Eu não podia tocar mais. Foi uma forma de esclerose múltipla, que não desejo nem ao meu pior inimigo.)
Antes da saída de Jordison, os Slipknot ganharam três TOP 10 na Billboard 200, incluindo um número um com “All Hope Is Gone”, em Setembro de 2008. Também com os Slipknot foi eleito com quatro nominações no TOP 10 no “Mainstream Rock Airplay”, e conquistaram a segunda posição com “Snuff” em Março de 2010.
Ganhou em 2005, na Alemanha, o Grammy para a melhor performance com “Before I Forget”. Foi o sétimo Grammy nominado que recebeu com a banda.
Joye formou a banda “Scar The Martyr” em 2013 enquanto tocava com os Slipknot e tocava ultimamente com “Sinsaenum” antes da sua morte.

Numa entrevista para a NME, feita por Tom Skinner a 28 de Julho 2021, o patrão do Down Load Festival, relembra como Joye Jordison salvou o dia tocando com os Metallica: “Ver Joye tocar com os Metallica com a mascara dos Slipknot é algo que nunca irei esquecer.”
Em 2004 com o festival já a decorrer, Cooping foi notificado, no backstage, que Lars Ulrich não podia tocar devido a problemas de saúde. Havia duas escolhas, a primeira que se teria que cancelar a actuação dos Metallica, e a segunda que se Metallica seriam capazes de convencer outro baterista a tocar no lugar de Lars. Ele pensou de imediato em cancelar porque não via a segunda opção a tornar-se realidade., até porque se tinha perguntado a alguns bateristas e a resposta tinha sido um NÃO.
Mas houve alguém que deu um passo em frente, e esse foi Joye, até porque ele tinha tocado numa banda de covers de Metallica, antes de tocar com os Slipknot, no qual tinha um óptimo conhecimento das músicas, “Joye com Dave Lombardo, Slayer, salvaram o dia” - relembra.
Dusty Hill

Foi o terceiro elemento a entrar para os ZZ TOP em 1969 depois de substituições e um despedimento, na formação original da banda de Heavy Metal (Hard Rock) do Texas, no que viria a manter-se até hoje.
Em Janeiro de 1971, saía ao mercado o primeiro álbum da banda, “ZZ Top’s First Album” que teve como single “(Somebody Else Been) Shaking Your Tree”, um álbum basicamente de Blues.
Em Abril de 1972, lançou o segundo álbum, "Rio Grande Mud", que trouxe o primeiro hit da banda, "Francine", "Just Got Paid" e "Bar-B-Q".
Toda a excelência dos ZZ Top está no álbum que é o clássico do trio, "Tres Hombres" lançado em Julho de 1973. Destaque para as faixas, "La Grange", "Beer Drinkers & Hell Raisers" e "Jesus Just Left Chicago". É com ele que o trio conquista o seu primeiro disco de platina.
Em Abril de 1975, é lançado, "Fandango!", um álbum metade ao vivo e metade em estúdio que trouxe o hit, "Tush". O álbum vendeu sem muito esforço um milhão de cópias.
O seguinte álbum, "Tejas", é lançado em Fevereiro de 1977, mas não consegue manter o nível dos discos anteriores e a banda decide parar por um tempo. Em Março de 1977, foi lançado a primeira colectanea, "The Best of ZZ Top".
Em 1979, o ZZ Top assinou com a Warner Bros. Records, e em Agosto, lançou o álbum "Degüello", com uma versão de "Dust My Broom" de Elmore James e "I Thank You" de Isaac Hayes.
"The Eliminator" e os anos 1980
Em Abril de 1980, os ZZ Top fazem a sua primeira apresentação na Europa, em uma performance no programa de TV Rockpalast. Em Novembro de 1981, foi lançado, "El Loco" que teve três singles, "Tube Snake Boogie", "Pearl Necklace" e "Leila". Com um som diferente usando sintetizadores e a tecnologia que se tornaria característica do ZZ Top.
Awards
- Nominados para o Rock and Roll Hall of Fame, 2004.
- The Living Legend Award, Outobro 15–17, 2006.
- VH1 Rock Honours award, 2007.
- AMD Live! Soundtrack Award, Texas Film Hall of Fame, Austin Film Society, 2008.















