GWP - Green Water Pool de cover's de Heavy Metal Portuguesa
- MGMEIA News

- Sep 25, 2021
- 3 min read

Uma entrevista exclusiva com GWP, Green Water Pool uma banda de covers de Heavy Metal portuguesa que pretende tornar-se uma banda de Heavy Metal Alternativa com originais. São de Vila Nova de Famalicão, e o Vocalista de Barcelos, todos do Norte de Portugal. Com uma idade média de 33 anos, este quarteto, vem mais uma vez provar, o que sempre foi negado pelos media portugueses, mas provado por Universidades nos EUA e Austrália, que o HM não é apenas de base de ensino obrigatório, mas também feito por Engenheiros e Doutorados. Dito isto, os elementos da GWP, juntam-se à vasta familía de diplomados, como Bruce Dickinson, Blackie Lawless, Brian May, entre outros. São Engenheiros de profissão, o baterista Engenheiro Ambiental, o vocalista Engenheiro Químico, a guitarra Engenheiro de Gestão Industrial e um futuro Engenheiro Informático, que será o baixista.
MGMEIA - Como nasceu a ideia de formarem a banda?
Green Water Pool (GWP) – Ricardo conta o começo da banda:
“Numa tarde em que o meu filho quis comprar um amplificador fomos a uma loja, sempre quis que o meu filho seguisse o meu sonho a música. E quando íamos a entrar encontrei o Bruno (baterista), que já não o via há pelo menos vinte anos, perguntei-lhe o que fazia por ali ao qual me respondeu, para meu espanto, que ia aprender a tocar bateria. Eu que tinha já o Alexandre a fazermos uns projectos perguntei-lhe se não queria juntar-se a nós, mas o Bruno respondeu que só tinha apenas três meses de lições e que nada sabia. Disse-lhe então que esperaria por ele e que não procuraria ninguém para o seu lugar na bateria. Passados nove meses desta conversa o Bruno junta-se a nós e não nasceu nenhum bebé mas sim os GWP. Desde de início demo-nos conta que nenhum de nós tinha voz para cantar. Três meses mais tarde, através de um telefonema de uma amiga, a Sofia, ela diz-me que conhecia um vocalista e apresentou-nos o João. ”

MGMEIA - “Green Water Pool”. É um nome fora do normal, como surgiu o nome?
GWP - O Nome “Green Water Pool”, surge devido ao local onde ensaiamos. Há uma piscina mesmo ao lado. Mas com a água toda verde. Daí surgiu a ideia do nome.
MGMEIA - Porquê uma banda de coveres?
GWP - O objectivo sempre foi a música, que é o que nos vai nas veias e na alma! Para ganhar união, consistência e evolução inicialmente teriam que ser covers. Mas o grande objetivo é fazer originais com uma assinatura única.
MGMEIA - Porquê de Heavy Metal?
GWP - Adoptámos vários estilos musicais não nos ficamos apenas num. Não podemos considerar só Heavy Metal pois tentamos ser os mais abrangentes possíveis e como temos influências de muitos estilos.
MGMEIA – Poderíamos chamar assim um Heavy Metal Alternativo?
GWP - Possivelmente, seja o mais correcto.
MGMEIA - Voltando aos originais…
GWP - Como anteriormente referimos, a nossa ideia principal passa pelos originais. A criação e exposição das nossas ideias e conteúdos poderá dizer-nos quando será realizado.
MGMEIA - Quais são as vossas bandas favoritas?
GWP - Bandas que nos influenciaram-nos. Somos quatro cada um com as suas, algumas por sinal contraditórias. Em conjugação de todos podemos dizer que os Nirvana, Pearl Jam, Audio Slave, Rage Against the Machine, System of a Down, Metallica, Bush, Alice in Chain, Black Sabbath, Death, Slayer, Pantera… Somos muito diversificados.
MGMEIA - Gostam de ler? (Que tipo de leitura)
GWP - Sim de todos os géneros, como por exemplo Dan Brown, mas ultimamente muitas biografias, Bruce Springsteen, Xutos & Pontapés, Kurt Cobai, Chuck Shuldiner ou Cliff Burton, mas também biografias históricas, trillers, policiais, como”Inferno” ou o “Último Catão.
MGMEIA – E isso vai influenciar ao fazerem as letras para os vossos originais ou vocês vão cingir por algo mais quotidiano?
GWP - Sim e em ideias que possam surgir, mas muitas serão tiradas da leitura.
MGMEIA - No vosso futuro, quais são as dificuldades que esperam a vir encontrar, em termos musicais?
GWP - Dificuldades, esperamos muitas! Infelizmente o mundo cultural é muito desprezado e desvalorizado. Mas quando se tem um sonho nunca se desiste. Até ao último suspiro!
MGMEIA - Em termos de instrumentos e equipamentos o que usam?
GWP - Microfone Shure, bateria Gretch com pratos Zildjian, guitarra Ibanez amplificador Marshall Valvestate 100, baixo Ibanez amplificador Hartke.
MGMEIA - Deixem uma mensagem às bandas que estão a começar.
GWP - Nunca deixem de sonhar e amar a música! Se gostam, se vos dá prazer, não desistam!
MGMEIA - Obrigado pelo tempo dispensado e muita sorte para o futuro!















