top of page

A ciência provou que Lisboa é aparentemente o melhor lugar do mundo para os Metaleiros!

A revista britânica Money, dirigida por Salman Haqqi, Personal Finance Editor, a 30 de Setembro de 2021, afirma que Lisboa foi considerada a melhor cidade do mundo para os Metalheads.

mgmeia
Photo searched on Google all CREDITS to its author

Não é de agora que Lisboa sempre foi agraciada mas desprezando, os movimentos das tribos de Metaleiros, principalmente a quando das suas romarias para os míticos Santuários dos anos 80 como o “Dramático de Cascais”, “Rock Rendevous”, “Voz do Operário” ou “Fogueteiro”, ou ao ponto de encontro obrigatório no Bairro Alto, no “Gingão” aos fins-de-semana, tasca compartida com o movimento punk alfacinha.



Lutando contra a marginalização do poder dos Mídias que sempre tiveram um gosto especial e perverso, até hoje, de deitar a baixo e destruir este género de música em Portugal, no qual nunca reconheceram bandas Lusitanas, como os “Tarântula” e os “Ibéria” a darem cartas por essa Europa fora, e a nível nacional os “Ferro & Fogo” (banda de cover) nessa década, e

mgmeia casablnaca
Photo kindly provided by Casablanca

mesmo com o movimento em ascensão nos anos 90 com o aparecimento de outras bandas como os “Alkateya”, Valium (Casa Blanca), “STS Paranóide”, “Moonspell”, “Braindead”, “Merciless Death”, “V12”, “Ramp”, “Simbiose”, para mencionar algumas que ainda seguem no activo, muitas outras ficaram pelo caminho e tinham um nome que arrastavam a sua legião de fãs como os “Decoven” ou os “Lakrau”. Continuando nos anos 80, embora, as rádios por obrigação, tiveram que passar o “Still Loving You” dos “Scorpions”, e quando os “Queen”, deixaram a etiqueta de Hard Rock, e passaram a banda comercial, nem os Def Lepards, Bon Jovi, Van Halen ou Aerosmith como bandas de TOP 10, em UK e nos US, não tiveram a devida consideração pelas rádios Nacionais de Portugal que continuavam a sua guerra contra o mundo Underground.



Este crescimento rápido, nos anos 90, deveu-se à insistência dos Iron Maiden, fazerem de Lisboa um ponto obrigatório nas sua Tours, no qual levou á curiosidade de outras bandas de Metal virem por vez primeira ao Reino da Lusitânia, como Sepultura e Pantera ainda nos 90.


O aparecimento do canal Português SIC RADICAl, veio dar um pequeno impulso às bandas de Heavy Metal nacionais, com o programa “Hypertensão”, apresentado pelo mítico icon António Freitas, que continua a dar cartas com o seu programa de rádio da Antena3 com o “Alta Tensão”. É uma luta inglória pensaram muitos Lusitanos, mas é uma luta que mantem a chama acesa no mundo do Metal em Portugal, e um “pequeno” passo para as novas bandas serem divulgadas.



A MGMEIA em conversa com várias bandas Portuguesas como “Grau Zero”, “All Against”, “Casa Blanca”ou mesmo em início de carreira os “Green Water Pool”, as queixas não se fazem esperar em quanto aos apoios para a divulgação do Heavy Metal em Portugal.

As Fadistas já deram a entender que nem só do Fado, Portugal é conhecido, mas do Heavy Metal também, havendo uma troca muito interessante da música tradicional Portuguesa, com as bandas Portuguesas desta área. Um caso que tem vindo a surpreender a comunidade dos Youtube Reacters, são os “Noidz” com a Kátia Guerreiro, ou o interessante vídeo comercial para uma operadora telefónica Portuguesa, em que os Moonspell cantam com a Fadista Carminho, e os “Glasya” a fazer uma cover de Dulce Pontes.

Há no entanto muitos guitarristas de Guitarra Portuguesa a fazer brilharetes como o Ricardo Gordo com o tema “Fado Metal”.


mgmeia
Photo kindly provided by All Against

Mas apesar disto tudo e de acordo com um novo estudo recente feito pela revista Britânica, Money, realizado por Salman Haqqi, Personal Finance Editor, a 30 September 2021, remete que Lisboa, foi considerada a melhor cidade do mundo para os Metaleiros.

Num Ranking de 30 Cidades, em que foram consideradas, população, número de salas de espectáculo, População da cidade, Concertos por realizar, Os Maiores Festivais de Música por ano, Artistas e Bandas da Cidade, Lisboa aparece no posto 27, deixando curiosamente fora da lista cidades como, Madrid ou Barcelona em Espanha.


No total de todos os concertos na cidade de Lisboa, 14,1% dos eventos são de Heavy Metal. Abaixo está uma lista que foi configurada por categorias musicais mais relevantes:


  1. · Rock: Liverpool (24.7% of all concerts)

  2. · Pop: Las Vegas (26.6% of all concerts)

  3. · Hip-Hop: New Orleans (9.6% of all concerts)

  4. · R&B: Memphis (5.1% of all concerts)

  5. · Indie & Alternative: Dublin (20.9% of all concerts)

  6. · Electronic: Miami (14.8% of all concerts)

  7. · Country: Memphis (13.5% of all concerts)

  8. · Classical: Paris (3.9% of all concerts)

  9. · Metal: Lisbon (14.1% of all concerts)

  10. · Latin: Mexico City (18.6% of all concerts)

  11. · Folk & Blues: Memphis (14% of all concerts)

  12. · Jazz: New York City (8.5% of all concerts)

  13. . Funk & Soul: Memphis (11.2% of all concerts)

To read more in detail here click here - MONEY



15 views0 comments
bottom of page